Canal de notícias do Hospital Universitário Pedro Ernesto -

OLHO VIVO - OFTALMOLOGIA

     Chefe do Serviço de Oftalmologia do HUPE, Prof. Ricardo Neves, alerta: “A saúde dos olhos deve ser observada desde cedo e mesmo quem não possui nenhuma patologia ocular deve visitar o oftalmologista com regularidade”. O cuidado para evitar um dano irreversível aos olhos é uma necessidade e tudo o que evolui nesse sentido deve ser avaliado e, se comprovado, colocado em prática.

     Segundo dados da Associação Pan-Americana de Banco de Olhos, 60% da população brasileira entre 18 e 40 anos precisa de lentes corretivas - devido a algum tipo de vício de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia). Para quem utiliza lentes de contato é importante lembrar de sempre lavar as mãos antes de manuseá-las. Usar a unha para retirá-las dos olhos pode ser muito perigoso. De qualquer forma, cabe ao médico oftalmologista prescrever e supervisionar a adaptação das lentes, zelando pela saúde ocular do paciente.
 

 

     Para minimizar os problemas de quem trabalha com o olhar fixado à tela do computador e outras atividades constantes, o Prof. Ricardo recomenda o uso de correção visual adequada, distância de 50 a 60 cm do monitor e pausa regular de 10 minutos a cada 1h de uso do computador. Ele lembra ainda que os óculos escuros de má qualidade não absorvem a radiação ultravioleta. O ideal é o uso de óculos com proteção - UVA e UVB - acima de 90% para evitar tumores na superfície ocular, catarata precoce e degeneração macular. Outra dica é nunca usar colírios sem prescrição médica. O especialista afirma que o colírio utilizado de maneira incorreta pode propiciar o desenvolvimento de glaucoma, catarata e infecções como herpes. É importante também não comprar óculos de grau pronto e não utilizar lentes corretoras de cristal, pois um possível trauma pode levar a uma lesão. “Proteja sempre os olhos em práticas esportivas e de trabalho”.

     O Serviço de Oftalmologia do HUPE realiza cirurgias de descolamento de retina, estrabismo, transplante de córnea, vias lacrimais, pterígio, tumores, glaucoma e catarata. Tendo como diferencial o atendimento a pacientes com patologias oculares avançadas, vindos de outras unidades do Estado. Além disso, participa de todas as campanhas realizadas pelas Sociedades de Oftalmologia, como: Glaucoma, Saúde Escolar e Catarata.
 

         
 
Treinamento em Infecção Hospitalar
Psicologia Médica 2009
Bolsas de Iniciação Científica
Estágio de Fisioterapia
Parceria com a Vida
Especialização em Psicologia
Inscrições Abertas para Curso de Alergia
...
...
...

 
COMHUPE - Coordenadoria de Cominicação Social, Eventos e Humanização